Pedala Floripa também é cultura! :)
Publicação sugerida pela biker Gisella Sardá
Exposição "Iberê Camargo: Século 21" relaciona obras do pintor com produções de artistas contemporâneos
Fonte: Diário de Santa Maria
Bicicletas e ciclistas
Iberê ficou conhecido como o pintor dos carretéis, mas também dos ciclistas. Esses seres desfigurados, que parecem pedalar sem rumo em busca de algo, surgem em suas obras a partir dos anos 1980.
A pintura Ciclistas (1989) ganhou companhia de modelos de duas rodas que integram a série Cicloviaérea (2001 – 2007), de Jarbas Lopes.
Nesses trabalhos, o artista carioca entrelaça vime sobre as bicicletas.
Cicloviaérea, 2003 - 2004
Fonte: Inhotim
Bicicletas cobertas de vime e borracha e técnica mista sobre papel
A produção de Jarbas Lopes inclui escultura, desenho, instalação e performance, e também projetos de cunho conceitual, nos quais o artista trabalha antes o imaginário de uma proposição do que sua realização propriamente dita.
É o caso da Cicloviaérea, a rigor um meio de transporte - um plano levemente inclinado, ligando um ponto a outro do trajeto com bicicletas, dispensando assim o uso de combustível. Contudo, tal plano não foi construído, mas, sim, esculturas-bicicletas que são símbolo do projeto.
Uma série de desenhos, feitos com caneta esferográfica sobre papel, ilustra este imaginário, narrando histórias de um passeio de bicicleta.
As obras de Jarbas Lopes operam em um campo relacionado às margens do capitalismo, valorizando o artesanal e o original e resistindo à massificação crescente do nosso momento histórico.
Nenhum comentário