Cicles Hoffmann

Tabela de Eventos

Competição

Titulo

Urgente: Ciclistas pedem seu apoio

Assinei e acho que vale à pena assinarmos e fazermos uma campanha semelhante em nossa cidade!

Veja este abaixo-assinado pela mobilidade sustentável. 

Seus representantes irão entregá-la na segunda feira (HOJE, 02/06) à noite ao relator do Plano Diretor de São Paulo, o vereador Nabil Bonduki. 

Vamos ajudá-los a conseguirem mais assinaturas, leia abaixo e se você concorda, assine:


10% do FUNDURB para bicicletas! #BikeNoFUNDURB

Por Ciclocidade - Associação dos Ciclistas Urbanos de São Paulo
São Paulo

Desde o ano passado a Ciclocidade vem participando da discussão sobre o Plano Diretor Estratégico (PDE) de São Paulo, marcando presença em audiências públicas, protocolando sugestões e promovendo debates sobre o tema.

O texto do novo Plano Diretor foi aprovado em primeira votação pela Câmara dos Vereadores em maio de 2014 e agora recebe as últimas alterações, através de emendas dos parlamentares.
A proposta contempla a mobilidade por bicicletas, mas não menciona a provisão de recursos. Por isso iniciamos a campanha por 10% de recursos do FUNDURB (Fundo de Desenvolvimento Urbano) para a realização de obras de implantação do sistema cicloviário.

A carta abaixo está aberta a adesões de entidades e grupos até a próxima segunda-feira (02/06) e será enviada, juntamente com as assinaturas, ao relator do PDE na Câmara, vereador Nabil Bonduki. Vamos assinar e compartilhar!

Texto da Carta-manifesto:

- CONSIDERANDO que o Programa de Metas da atual administração, em sua meta 97, estabelece a implantação de uma rede de 400 km de vias cicláveis;

- CONSIDERANDO a Carta de Compromisso assinada pelo então candidato à Prefeitura de São Paulo, o Sr. Fernando Haddad, em que se compromete a “aumentar em 0,25% ao ano o orçamento de transportes para a bicicleta, atingindo 1% até 2017”;

- CONSIDERANDO a necessidade de priorização dos modos não-motorizados nas políticas públicas de mobilidade urbana, amparados peloCódigo de Trânsito Brasileiro (Lei Federal nº 9.503/97), pelo Estatuto da Cidade (Lei Federal nº 10.257/01) e pela Política Nacional de Mobilidade Urbana (Lei Federal nº 12.587/12);

- CONSIDERANDO as obrigatoriedades garantidas em inúmeras leis municipais, historicamente desrespeitadas, com destaque para as leis10.907/90 (“Ciclovias em novas avenidas”), 13.995/05 (“Bicicletários em locais de grande afluxo”) e 14.266/07 (“Sistema Cicloviário”);

- CONSIDERANDO a construção coletiva de um novo Plano Diretor Estratégico (Projeto de Lei 688/2013), em que se estabelece os instrumentos e as diretrizes para o Desenvolvimento Urbano e o Sistema de Planejamento Urbano da cidade;

- CONSIDERANDO a ausência de um instrumento previsto em lei que garanta recursos para infraestrutura cicloviária na LOA - Lei Orçamentária Anual.

Amparados e fundamentados por farta legislação e pelo interesse público em se promover o uso de meios ativos de locomoção na cidade - como pedestres e ciclistas - vimos solicitar ao relator do Plano Diretor Estratégico a inclusão de um artigo que garanta 10% dos recursos arrecadados pelo FUNDURB (Fundo de Desenvolvimento Urbano) para serem aplicados na implantação do sistema cicloviário municipal, sem prejuizo ao orçamento dos demais órgãos da administração.

nova redação sugerida ao PL 688/2013 (“Plano Diretor Estratégico”) é:
Capítulo IV - Do Fundo Municipal de Desenvolvimento Urbano
Seção II - Das Destinações de Recursos
Novo artigo: Ao menos 10% (dez por cento) dos recursos arrecadados pelo FUNDURB deverão ser destinados para a implantação do sistema cicloviário municipal.

Colocamo-nos à disposição.

Cordialmente,

. Ciclocidade - Associação dos ciclistas urbanos de São Paulo
. UCB - União de Ciclistas do Brasil
. ANTP - Associação Nacional de Transportes Públicos
. Bike Anjo
. Rede Bicicleta para Todos
. Instituto CicloBR
. Aliança Bike
. Instituto Aro MeiaZero
. Las Magrelas
. oGangorra
. Ciclo Urbano
. Vá de Bike - vadebike.org
. Escola de Bicicleta
. Bike Forever
. Ciclomidia
. CicloFemini

Nenhum comentário

Janio Rossa Cycling
Tecnologia do Blogger.